Instituto Fenachopp Joinville (IFJ) organiza o retorno da Fenachopp para acontecer em setembro de 2025 com muitas novidades.
#PraTodosVerem
Na sala de reuniões do Centro Integrado Natural de Desenvolvimento e Liderança (Cindel), com paredes brancas e piso de cerâmica clara, há algumas cadeiras com pranchetas distribuídas pelo espaço. Algumas ocupadas e outras vazias. No fundo da sala, há quatro bandeiras hasteadas: a do Brasil, a de Santa Catarina, a de Joinville e a da União Geral dos Trabalhadores (UGT). Cinco pessoas estão na sala. Uma mulher (Risolete Rieper), uma criança (Yamira Boyarchuk Andrade) e três homens, dois deles vestindo coletes azuis da Fenachopp (Carlos Roberto Viertel e Mário José de Souza Leal) e um de colete verde (Laércio Beckhauser), participam de uma conversa ao redor de uma mesa azul, que está repleta de documentos, livros, uma medalha e um bolo. O homem de colete verde está gesticulando enquanto fala.
Realizada de 1988 a 2003, aquela que foi a segunda maior festa alemã de Santa Catarina deve retornar em 2025 atualizada aos novos tempos. Se no passado era uma Festa, agora vem como Festival para tornar-se ainda maior. A iniciativa é do Instituto Fenachopp Joinville (IFJ); criado em 2024 conta com o apoio do Clube de Oratória e Liderança (COL), Instituto Viva a Cidade (IVC) e Sindicato dos Radialistas Profissionais do Norte/Nordeste de Santa Catarina (Sindiradio TV).
O presidente do IFJ afirma que o retorno da Fenachopp atende anseio de milhares de joinvilenses que há anos vêm estimulando-o, "quase exigindo" a reedição da festa que resgata as tradições germânicas de Joinville e região. "Estamos entusiasmados com esse retorno da Fenachopp que já vem sendo organizada desde o ano passado", explica Laércio Beckhauser.
O Festival está sendo repaginado em parceria com os empresários Carlos Roberto Viertel e Altamir Andrade que atuaram na concepção e realização da festa na primeira fase. "E conta também com a participação do presidente do Sindiradio TV, Mário José de Souza Leal, nesta nova fase", completa Beckhauser.
Se no passado a Fenachopp era um evento de iniciativa privada, agora renasce com domínio público. "Tanto a logomarca quanto o expertise de 16 anos de realização da festa agora são de propriedade do IFJ", informa o presidente.
Outro diferencial está na época de realização da nova Fenachopp. Se antes ela acontecia no mesmo período da Oktoberfest, de Blumenau, SC, agora será antes, no fim do mês de setembro e início de outubro. "Além de ser um período de melhor tempo, pouca ou quase nenhuma chuva, vai contribuir com as demais festas de outubro antecipando a vinda de turistas que podem ficar mais dias por Santa Catarina", finaliza Beckhauser.
Os organizadores do Festival Fenachopp de Joinville estão firmando parcerias com patrocinadores que em breve devem ser anunciados.
O que: Fenachopp de Joinville
Quando: Setembro de 2025
Onde: Joinville, SC
Como: Sob a forma de um festival das tradições germânicas de Joinville e região
Quem: Instituto Fenachopp Joinville (IFJ)
Por quê: Integrar a calendário de festas tradicionais de Santa Catarina
Site: www.fenachoppjoinville.com.br
Fone/whatsapp/telegrama: 47 999.846.244
DRT SC3371JP (Altamir Andrade)