A tradicional marca Fenachopp tem seu pedido de registro renovado junto ao INPI pelo Instituto Fenachopp Joinville (IFJ).
#PraTodosVerem
Imagem da logomarca com o nome "Fenachopp" escrito em letras vermelhas e destacados na parte superior. A ilustração no centro mostra um homem idoso de bigode branco, usando roupas típicas alemãs, incluindo suspensórios verdes, camisa branca e um chapéu verde com pena. Ele segura um grande caneco de chopp espumando em uma mão. Ao seu lado, há uma mulher de cabelos ruivos vestida com um traje tradicional vermelho e azul, também segurando um caneco de cerveja espumante. Seus nomes, "Fritz" e "Frida", estão escritos em suas roupas. Ao fundo, há uma pequena casa de estilo germânico e flores decorativas. O fundo da imagem é amarelo, oferecendo um tom festivo
Realizada de 1988 a 2003, a Fenachopp deve retornar ao calendário das festas tradicionais alemãs de Santa Catarina, em Joinville. A reorganização do evento iniciou em 2024 com o Instituto Fenachopp Joinville (IFJ).
Desde 2003 a logomarca ficou em desuso. Durante esse período, alguns empreendedores protocolaram pedidos de registro da marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a autarquia federal que gerencia os direitos de propriedade intelectual no Brasil. Todavia, nos últimos 22 anos, nenhum produto ou serviço com a marca Fenachopp foi produzido no país.
Em novembro do ano passado o IFJ protocolou pedido de registro da marca em seis atividades diferentes para garantir o pleno uso nas diversas atividades, produtos e serviços do Festival Fenachopp Joinville. O advogado e assessor jurídico do IFJ esclarece que o desuso da marca por cinco anos ou mais sem que tenha se identificado qualquer uso público, efetivo ou comprovado acarreta na sua caducidade com a perda da titularidade. "Para evitar qualquer problema protocolamos, também no INPI, um pedido de caducidade, em janeiro deste ano", explica Felipe Volkmann.
A marca, que era de propriedade da extinta empresa Chocolate Caseiro de Joinville, não foi renovada já que a tradicional festa também foi interrompida em 2003. O criador da histórica arte gráfica e nome Fenachopp, Laércio Beckhauser, desmotivado também por graves problemas de saúde, desde 2020 tem se dedicado à luta de vencer o câncer. "Durante esses últimos anos, sempre que era questionado de "por quê" não retomava a Fenachopp, eu dizia que tinha coisa mais importante para me ocupar". E tinha, mesmo!
Superada a doença, que exigiu de Beckhauser uma amplitude do isolamento social iniciado pela pandemia do Covid19, a Fenachopp voltou à pauta da sua vida, agora revigorado, estimulado e apoiado por amigos. Ano passado ele assumiu a presidência do Instituto Fenachopp Joinville (IFJ) e, para a alegria de milhares de joinvilenses, lidera o retorno do Festival Fenachopp Joinville.
O IFJ está articulando patrocinadores e apoios para realizar o evento a partir da segunda quinzena de setembro e decidir o local. "Há um desejo de que aconteça na Expoville, local onde se realizaram as primeiras 16 edições da Fenachopp. Mas, pode ser que essa primeira, de retomada, façamos noutro local", avisa Beckhauser.
O quê: Fenachopp Joinville
Quando: Setembro de 2025
Onde: Joinville, SC
Quem: Instituto Fenachopp Joinville (IFJ)
Como: Festival da cultura germânica de Joinville e Região
Por quê: Inserir no calendário das festas alemãs de Santa Catarina
Site: www.fenachoppjoinville.com.br
Fone/whatsapp/telegram: 47 999.846.244
DRT SC3371JP (Altamir Andrade)